Tema: Espiritualidade
Caríssimo/a Amigo/a,
Há uma relação direta entre corpo, mente e espírito.
Sabias que a espiritualidade constitui uma das dimensões estruturantes da pessoa humana e está diretamente relacionada com o bem-estar?
Os termos “fé”, “religião” e “espiritualidade” são utilizados, muitas vezes como sinónimos, mas é preciso clarificar os conceitos.
A fé diz respeito ao ato de crer e praticar coerentemente. A religião é a atividade desenvolvida coletivamente e engloba um conjunto de crenças, dogmas e práticas definidas ou pré-estabelecidas.
A espiritualidade é tida como uma orientação de caráter filosófico, que resulta na produção de comportamentos e sentimentos como a esperança, o amor e a fé. Dá sentido e significado à vida!
Para o cristão, ser espiritual é ser cada vez mais parecido com Jesus Cristo. Para isso, é preciso amar a Deus e ao próximo (cf. Mt22, 34-40), nas coisas do dia-a-dia.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fé e a oração têm impactos positivos diretos na saúde física, emocional e psicológica das pessoas. Ou seja, ter uma crença forte em algo maior pode diminuir os riscos de várias doenças, trazer mais significado à vida e otimismo, melhorar a capacidade para enfrentar os conflitos, e diminuir a depressão e o stress. Torna a tua vida mais tranquila e confortável!
Sobre a espiritualidade:
- Procura o sentido para a vida, a vivência partilhada de crenças e visões do mundo, o fortalecimento dos laços sociais, a sensação de pertença comunitária e a promoção e recuperação da saúde em situações de insegurança e angústia.
- Torna-te capaz de ver o universo dos acontecimentos sob uma nova perspetiva e maior abertura para a reflexão sobre questões essenciais e existenciais.
- Sensação de pertença à comunidade, partilha de valores, crenças e o estabelecimento de laços fraternos com irmãos de caminhada.
- A oração (momentos diários de conexão contigo mesmo e com Deus) pode gerar em ti sentimentos de segurança, tranquilidade, esperança e bem-estar.
- Agradecer a Deus Pai, pelo Filho no Espírito, por tudo quanto Ele proporciona e dar graças pelos dons recebidos torna-te uma pessoa grata e generosa.
- Qualidade na relação contigo mesmo, com os outros, com a comunidade, com a natureza, com Deus (transcendente).
O resultado da espiritualidade é a produção de comportamentos e sentimentos como a fé, a esperança e o amor. A vida torna-se mais leve, com propósito e significado.
Algumas sugestões para cresceres espiritualmente:
- Sê modesto no trajar e no olhar (vive na simplicidade)
- Sê sensato e atencioso para com todas as pessoas
- Sê verdadeiro e honesto em todas as ocasiões
- Pratica a justiça e não discrimines nenhuma pessoa
- Mantem a sobriedade nos atos, pensamentos e atitudes (livre de excessos)
- Procurar estar atento aos outros e sê prestável
- Sê solidário participando em campanhas, trabalho voluntário…
- Procura fazer o bem a qualquer pessoa que se cruza contigo no caminho
- Ama as pessoas que te ofendem ou já te magoaram
- Evita ofender quando te fazem mal (o diálogo é a instrumento dos fortes)
- Lê a Bíblia (livro sagrado) regularmente
- Corrige fraternalmente os teus colegas e superiores
- Pede desculpas sempre que erras (às pessoas e a Deus)
- Lê a biografia dos santos da Igreja
- Faz oração pessoal diária e comunitária sempre que possível
- Participa nas eucaristias, cultos, orações comunitárias da tua Igreja
- Experimenta a sensação de estar em comunhão com outros em práticas comuns (ex: rezar juntos, movimentos sincronizados como ajoelhar, levantar…)
- Fala sobre Jesus junto dos teus amigos (incluindo redes sociais)
- Frequenta a catequese /escola da fé da tua Igreja
Para informação adicional sobre a temática pode contactar-nos pelo email
crescerbonito22@gmail.com
Campanha_CRESCERBONITO_ De mãos dadas com minha adolescência