Voluntariado e Missão

Querido Adolescente,

 

O voluntariado é uma experiência espontânea, gratuita, alegre, prazerosa e gratificante de doação da energia, tempo e talento em prole do outro e da comunidade. É a forte ligação entre a vontade e o compromisso de doação, servir a comunidade e colaborar com o ecossistema.

O voluntário é motivado pelo desejo de fazer algo bom para as pessoas e para as comunidades que carecem de ajuda.  

Na base do voluntariado estão alguns valores, tais como a solidariedade, a empatia, o respeito pelo outro e a compreensão das necessidades, entre outros.

O trabalho voluntário é dizer sim à colaboração e não ao individualismo; é sair da bolha, ir às periferias existenciais para ver a realidade tal qual como se apresenta. Sua função não é tapar buracos nem compensar carências profissionais.

O trabalho voluntário, não sendo remunerado, proporciona ganhos a quem o pratica, nomeadamente contato humano, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil, responsabilidade social, liderança, oportunidade para viajar e conhecer novos contextos e culturas.

A experiência do voluntariado internacional permite praticar outra língua, conhecer novas culturas, novas aprendizagens, partilhar saberes e divertir-te enquanto ajudas.

O voluntariado tem como finalidade a intervenção ativa na comunidade. São inúmeros os benefícios de quem pratica tais experiências, nomeadamente a aprendizagem sobre realidades e pessoas diferentes do teu círculo social, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades, a perceção real do mundo, oportunidade para colocares em prática talentos ainda desconhecidos, aquisição de novas competências e habilidades úteis para a vida académica e profissional e ainda favorece a descoberta vocacional.

Segundo os estudos científicos, a inserção do adolescente em programas de voluntariado pode reduzir os índices de depressão, uso e abuso de álcool e outras drogas, abandono escolar e gravidez precoce.

Para iniciares o voluntariado basta quereres e dispores de algum tempo; 1 ou 2 horas por semana ou alguns dias de férias. As áreas de intervenção são diversificadas, assistência a grupos sociais vulneráveis (combate à exclusão), trabalho em hospitais, escolas e creches, lares ou centros de dia idosos, nas áreas do meio ambiente, cultura, desporto, lazer e educação e solidariedade social entre outros.

O voluntariado missionário é semelhante ao outro voluntariado, mas a razão da missão está na fé. Levar a Boa Nova de Jesus Cristo e praticar a caridade e o amor ao próximo para que muitos povos possam usufruir de mais vida (Jo10.10).

É a fé que orienta os voluntários no caminho e é também a fé que está na base do relacionamento que estabeleces com as pessoas e comunidades. É uma excelente oportunidade de crescimento rumo à santidade juvenil e a resposta à questão “Senhor, o que quereis de mim?”  

A prática do voluntariado torna-te melhor cidadão e cristão, mais preparado para viver em democracia, maior compromisso e responsabilidade sociais e ainda um líder que atua em benefício da comunidade.

A Organização das Nações Unidas instituiu em 2001 o Ano Internacional do Voluntariado, o que demonstra a importância desta temática para a sociedade. É o reconhecimento internacional do voluntariado como fenómeno atual e global.

Diversos são os estabelecimentos onde poderás exercer o voluntariado: nas igrejas, em organizações não-governamentais, nas instituições de solidariedade social entre outros.

Antes de iniciares o voluntariado pode ser necessário um tempo de preparação, especialmente no voluntariado internacional ou missionário.

Algumas características do voluntariado:

  • Está aberto a todos: independentemente da idade, raça, etnia, religião ou estatuto social;
  • Dás e recebes: doas tempo, energias e talento e ganhas satisfação, amizades, experiências, etc
  • Tornas-te rico em humanismo: solidariedade, bondade, generosidade, compaixão, amor ao próximo;
  • Reforças a solidariedade social: dás o teu contributo para a construção de uma sociedade mais justa e humana;
  • Colaboras com a comunidade: ajudas a resolver problemas e a melhorar a qualidade de vida das pessoas mais desfavorecidas;
  • É uma ação duradoura e com qualidade: quem experimenta não consegue deixar;
  • Ser empático: colocas-te no lugar do outro, fazer tua a sua dor;
  • Ter vontade de ajudar: quem quer, vai e faz;
  • É compromisso: quando me comprometo, faço;
  • És responsável:  fazer outras pessoas felizes.

 

 

Para informação adicional sobre a temática pode contactar-nos pelo email

crescerbonito22@gmail.com

 

 

Campanha_CRESCERBONITO_  De mãos dadas com minha adolescência

Facebook
Twitter