Empatia

Querido Adolescente,

 

A empatia é uma habilidade que torna o ser humano capaz de reconhecer, compreender e reproduzir o sofrimento, as emoções e a felicidade de outra pessoa; é sentir o que sentiria a outra pessoa, caso eu estivesse na mesma situação”.

É a motivação intrínseca para ajudar alguém. Por exemplo quando vês alguém triste, logo vem o impulso da compaixão (sofrer com) e a vontade de fazer algo para proporcionar bem-estar ou diminuir a sua dor.

A pessoa empática é alguém que se faz próximo, transmite alegria, segurança, confiança e é capaz de proporcionar bem-estar ao outro que está frágil.

Há uma grande diferença entre simpatia e empatia. És simpático quando procuras agradar a uma pessoa com quem te identificas, de quem gostas de estar perto ou de quem tens afinidade. Já a empatia provém da vontade de conhecer, compreender e interagir com uma pessoa que está a viver uma situação dolorosa.

A empatia tal como outras habilidades (cantar, pintar, correr…) aprende-se, e exige o exercício continuado. A família, a escola, o bairro, a comunidade são lugares excelentes para estabeleceres relações empáticas.

A tua vida é dom gratuito e és vocacionado (chamado) para te doares. À capacidade de doar algo de ti mesmo aos outros sem esperar retribuição chama-se solidariedade. Sempre que estabeleces relações empáticas, experimentas um bem-estar interior e tornas-te mais feliz.

A empatia combina com solidariedade, compaixão e altruísmo e a vivência destes valores é uma mais valia para a tua vida presente, faz de ti um ser humano mais belo e empenhado na construção de um mundo mais fraterno. 

A empatia é um valor primordial que deve ser ensinado desde cedo porque é muito importante para uma boa relação familiar, escolar, laboral e na sociedade em geral.  A falta de empatia, geralmente, leva a atitudes como a falta de compreensão, intolerância, desigualdade, individualismo e desprezo.

A empática é algo a aperfeiçoar no quotidiano, para melhorar as relações com as pessoas com quem convives ou se cruzam contigo na vida.

Algumas dicas para aperfeiçoares a relação empática:

  • Escuta o próximo atentamente, sem julgamentos e abstém-te de fazer juízos de valor;
  • Demonstra interesse pela vida do outro, olhando-o atentamente e sem pressas; 
  • Coloca-te no lugar da outra pessoa (mentalmente): “e se fosse comigo?”
  • Oferece um conselho se fores solicitado;
  • Desafia-te a sair da zona de conforto (prontidão para partir ao encontro do outro que sofre)
  • Deixa de lado as considerações, opiniões e conclusões pessoais sobre as emoções alheias;
  • Valida a informação que a outra pessoa verbaliza: “vejo que está a viver uma situação complicada”, “sinto muito”, “conta-me mais sobre o assunto”; “em que posso ajudar?”
  • Podes usar o aperto de mão, o abraço, o sorriso para consolar; 
  • Evita comentários que magoa e nada ajudam: “isso não é nada!”, “não sei porque estás a triste”, “há quem esteja pior”;
  • Age com solidariedade: fazer o bem, faz bem!

 

 

Para informação adicional sobre a temática pode contactar-nos pelo email

crescerbonito22@gmail.com

 

 

Campanha_CRESCERBONITO_  De mãos dadas com minha adolescência

Facebook
Twitter