Querido Adolescente,
Uma boa parte do teu dia, habitualmente, é vivido na comunidade escolar. A escola é o lugar do encontro, de cultivar laços afetivos, das partilhas (coisas, ideias, sonhos), do diálogo, da cooperação, das brincadeiras, até mesmo um porto seguro, face às crises familiares.
Creio que um conjunto de questões povoam a tua mente: Quem sou eu? O que eu posso ser? O que fazer para ser o que eu quero? O que eu quero para o meu futuro? Como posso me preparar para realizar o meu projeto de vida? A escola é geradora de questionamentos, pensamentos, sentimentos e ações e, em simultâneo ajudar-te-á a buscar tuas próprias respostas.
Na escola convivem grupos que se complementam, de um lado os educadores com interesse em transmitir conhecimentos e do outro os educandos com interesse em recebê-los. Ambos educadores e alunos devem usar diálogo franco e aberto, maturidade e responsabilidade, inerente à posição que cada um ocupa.
A aprendizagem é tanto mais eficaz quanto melhor te sentires respeitado na sala de aula pelos professores e colegas. Os teus órgãos sensoriais (a visão, a audição) e a tua cognição (percepção, memória, interpretação, pensamento, crítica e criação) ficam mais aptos para o estudo.
A escola é lugar da socialização, ao proporcionar um ambiente onde se aprende a conviver em sociedade e adquire valores, além dos já introduzidos na família. Os valores que trazes de casa podem ser confrontados, assumidos, acrescentados, corrigidos ou eliminados pelos professores e colegas e aos poucos vais construindo o teu próprio código de valores.
O grupo de colegas com quem te identificas e te sentes preenchido são de grande importância na formação da tua personalidade e referência para a vida. Muitas das amizades de escola serão amizades para a vida. É importante validar com teus pais e educadores o quão benéfico possa ser estares inserido em determinado grupo de colegas.
A escola é o lugar próprio para a preparação do teu bom futuro, nela encontrarás a qualificação e os conhecimentos necessários para atingires os objetivos que almejas.
Ser estudante deve ser a tua principal tarefa/trabalho diário pelo menos até os 18 anos. São proibidos trabalhos em condições consideradas insalubres, perigosos, no período noturno ou em horários que impeçam a frequência à escola.
Iniciar trabalho laboral precoce, com carga horária semelhante ao adulto, para adquirir autonomia financeira e apoiar a família geralmente provoca efeitos negativos no desenvolvimento físico e educacional pelo desgaste e stress que acarretam. A impossibilidade da realização de atividades extracurriculares (desportivas, culturais, voluntariado), o isolamento dos outros adolescentes e jovens, a redução no número médio de horas de sono, o atraso e abandono escolar são alguns dos malefícios.
A partir dos 15/16 anos podes realizar algumas formas de trabalho, em tempo parcial ou part-time, nomeadamente o fazer companhia a idosos ou crianças, na agricultura (apanhar frutas e legumes) ou na restauração e hotelaria entre outros. São formas úteis de preencher o tempo livre em qualidade, melhorar o desempenho escolar e adquirir alguma independência financeira, porque permitirá a aquisição de novas competências, nomeadamente:
Para informação adicional sobre a temática pode contactar-nos pelo email
Campanha_CRESCERBONITO_ De mãos dadas com minha adolescência