Diretamente do Santuário do Monte da Virgem, teve lugar no dia 26 de Outubro a Vigília Missionária Diocesana da diocese do Porto, presidida pelo bispo diocesano D. Manuel Linda.

Eis-me aqui, envia-me (IS6,8) o lema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2020 foi o mote para a celebração conduzida pelo Secretariado Diocesano das Missões.

“A missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece! A nova evangelização dos povos cristãos há de encontrar também nova inspiração e apoio no empenho pela missão universal.” (RM2)       

Na homilia da vigília missionária, Sr. D. Manuel Linda afirmou que a missão é urgente, só acontece quando o coração está inflamado por esse amor.

É Jesus o primeiro missionário cristão pois Ele anuncia a missão que recebeu do Pai: falar do Pai, revelar quem é o Pai e construir um mundo mais unido à base da missão que todos somos irmãos.

Constitui a finalidade de vida de qualquer missionário, o falar de Deus e o ajudar na promoção humana para que todos sejam elevados à dignidade de filhos de Deus.

O tema da missão deve ser levado muito a sério e anseia o bispo do Porto que a diocese seja eminentemente missionária.

A animação musical esteve a cargo da banda Missio. O testemunho missionário do P. Mário João, padre diocesano há um ano a trabalhar na missão de Itoculo com os missionários do Espírito Santo proporcionou a todos um tempo de oração, comunhão e partilha e uma forte motivação para abandonar medos e estruturas rígidas partindo em missão.

Crianças, jovens, casais, famílias, sacerdotes todos convocados à missão. E concluiu D. Manuel que na missão ninguém deve apontar para os outros, na missão todos temos a obrigação de dizer “estou aqui”.