Amizade
Caríssimo/a Amigo/a,
A palavra amizade significa “criar laços”, laços invisíveis entre duas ou mais pessoas que estabelecem entre si sentimentos de confiança, lealdade, proteção, compreensão, intimidade e ajuda mútua.
Duas pessoas olham-se, escolhem-se, estabelecem pontes e, a partir de um determinado momento, começam a caminhar juntas, podendo estar a percorrer caminhos diferentes ou a quilómetros de distância uma da outra. São pessoas por quem sentimos uma profunda simpatia, apreço, comunhão de valores e uma afinidade interior, independentemente do vínculo familiar ou sexual.
A amizade autêntica, verdadeira e sincera é dom de Deus, é sinal de um Amor maior, um amor eterno e infinito - é a Presença de Deus no meio de nós. É Ele quem coloca duas ou mais pessoas lado a lado, propiciando uma escolha que se confirma livremente pela abertura, cultivo, presença e cuidado para com o amigo.
A amizade é tão importante que o próprio Jesus se apresenta como amigo (Jo 15.15). O amigo Jesus deixa-se encontrar facilmente, embora muitas vezes pareça estar em silêncio. Com Ele a amizade é inquebrantável, Ele ama-nos tal como somos e com o que temos. Através da oração, podemos contar-lhe tudo o que nos acontece.
A amizade é mais do que o companheirismo, do que do “gostar de estar com aquela pessoa” ou da apreciação de alguém (da sua roupa, desempenho na aula…), é resultante da ligação profunda alicerçada na estima, na solidariedade e na sã convivência.
O Amigo é alguém que nos ama e a quem amamos verdadeiramente, que quer fazer-nos felizes, quer fazer-nos bem e a quem também queremos bem. É o dar-se ao amigo sem interesse nem desejo de retribuição.
Na perspetiva científica, a amizade é compreendida como uma importante fonte de felicidade e de bem-estar, porque oferece apoio social, partilha de experiências, interesses, memórias, pensamentos, sentimentos e emoções.
A amizade é duradoura, quando é vivida de forma recíproca, numa partilha mútua. Se essa relação é vivida apenas por uma das pessoas, a amizade nem sequer chega a existir.
A verdadeira amizade está aberta a novas amizades; cada amizade é única pelas experiências e oportunidades de crescimento que proporcionam. Não há lugar para o ciúme nem invejas, porque cada pessoa se doa como sabe, com aquilo que tem. Por vezes, podemos dececionar-nos com o amigo, quando esperamos mais ajuda, afeto ou atenção, algo que pode ser superável com uma boa conversa.
A amizade é um processo contínuo que depende dos envolvidos para crescer, amadurecer, durar a vida toda, diminuir e até mesmo se extinguir.
Há amizades tóxicas, perigosas, porque colocam pessoas de parte, exige-se muito do amigo (cobranças) o que origina sofrimento e como tal devem ser evitadas.
Em cada etapa da vida experimentamos a amizade de forma singular, ela é, assim, fundamental para o amadurecimento pessoal.
Características da amizade saudável:
- Um amigo é um tesouro (Eclesiástico 6,14-17);
- A amizade é gratuita e oblativa, cada pessoa dá de si mesma sem exigir nada em troca ou sem que o outro tivesse pedido;
- Oferece respeito, confiança, segurança e apoio emocional;
- Fortalece a autoestima e o prazer da nos sentirmos acompanhados
- Envolve valores éticos, sociais, afetivos e morais como a fidelidade, a pureza e a confiança mútua;
- É amar e sentir-se amado por uma pessoa;
- É peregrinar juntos rumo à perfeição e santidade;
- Sentir-se acolhido pelo outro faz-nos acreditar que somos importantes e as dificuldades, quando compartilhadas, tornam-se menores;
- Apoia-se na alegria, na fidelidade e na atenção, na escuta e no silêncio, na disponibilidade e na partilha;
- Reforça o sentido de esperança.
Quero frisar ainda que a amizade não se conquista, não se baseia em cliques, aceitação do perfil ou em seguimentos nas redes sociais. É possível estreitarmos amizades por meio das redes sociais, desde que estas sejam usadas com prudência e cautela. Mas é, presencialmente, olhos nos olhos, coração a coração que a amizade cresce e se torna duradoura e eterna.
Para informação adicional sobre a temática pode contactar-nos pelo email
Campanha_CRESCERBONITO_ De mãos dadas com minha adolescência