background

Titulo de Exemplo

A missão é o coração da Igreja. (Redemptoris Missio 62)

 

A Missão mais que palavra é ação, vive-se com as mãos e o coração de Cristo. Lá onde a vida está ameaçada, o missionário procura injetar vida e esperança.

A missão faz-se irmã e solidária especialmente com as pessoas mais vulneráveis. Dá consolação e libertação, e convida a assumir com fé e esperança o próprio destino.

É amor que se torna próximo do Outro para lhe restituir a vida. “Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho único para que quem n´Ele acreditar, não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo3,16).

Um dos objetivos das Missionárias é levar muitos povos a tomarem consciência que todos os batizados são discípulos missionários.

Entre as ações desenvolvidas destacam-se as Santas Missões Populares no Brasil e Animação de Semanas Missionárias em Portugal.

 

Santas Missões Populares

  

 

Santas Missões Populares (SMP) são uma forma de evangelização inspirada na missão de Jesus de Nazaré. O nome missões é sugestivo de um tempo de andar, de sair, de ser enviado e de testemunhar. São populares na medida em que todas as ações são desenvolvidas no meio do povo, com o povo e a partir de sua realidade, anseios e clamores.

São objetivos das SMP o despertar os cristãos para serem discípulos (as) missionário (as) de Jesus Cristo; a Transformação da Paróquia em rede de Comunidades Eclesiais de Base Missionárias e ainda a Luta pela vida, dignidade e direitos de todos e de todas.

O povo de Deus, a comunidade local, formada por homens e mulheres, jovens e crianças, é convidada a ser o sujeito histórico desta mesma missão.

 

Semanas Missionárias

 

“A Igreja é toda ela missionária e a obra da evangelização é um dever fundamental de todo o Povo de Deus” (Ad Gentes, 35).

As semanas missionárias em Portugal constitui um trabalho coordenado pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e dinamizado pelo Animação Missionária Ad Gentes (ANIMAG) no sentido de promover a animação e cooperação missionária nas dioceses, Vigararias e paróquias em Portugal.

Destaca-se alguns dos seus objetivos: Ajudar a tomar maior consciência da dimensão missionária da sua vocação batismal, sensibilizar as comunidades cristãs para a urgência da evangelização e para a necessidade de todos participarem na missão universal da Igreja; dar um testemunho de comunhão na diversidade dos carismas próprios de cada Instituto Missionário,

As semanas Missionárias constituem uma efusão dos Espírito, um trabalho coordenado entre ANIMAG e Igreja local, uma envolvência total de párocos, missionários de diferentes institutos e leigos. É o despertar missionário para muitas famílias e sociedade civil. Visitar doentes, centros escolares, painéis temáticos, testemunho missionário na primeira pessoa em terras ditas de missão.

Constituem a vanguarda missionária todos os batizados que rezam e/ou oferecem sacrifício pelos missionários e pelos povos em situações de maior fragilidade e contribuem com sustentabilidade da missão.